Ultimas
A carregar...

História da KLM


Koninklijke Luchtvaart Maatschappij - KLM, é a mais antiga companhia aérea da aviação, presente nos dias de hoje.

A companhia de aviação KLM foi fundada a 7 de Outubro de 1919, por Albert Plesman, tendo mantido sempre a mesma designação até à atualidade, o que faz com que seja a empresa mais antiga do ramo. A companhia tem o epíteto de Koninklijke ("real") concedido pela rainha Guilhermina dos Países Baixos no ano da fundação.

Em 1920 foi realizado o primeiro voo de carreira da KLM, ao ser feita, a 17 de Maio desse ano, entre Amesterdã, nos Países Baixos, e Londres, na Inglaterra, com um avião De Havilland DH-16. No primeiro ano de operações a companhia holandesa transportou 345 passageiros e 25 toneladas de carga.

O primeiro voo intercontinental da companhia teve por destino as Índias Orientais Holandesa , que aconteceu a 1 de Outubro de 1924. Cinco anos mais tarde, a KLM passou a ter voos regulares para o Extremo Oriente, naquela que era a mais extensa rota regular do mundo. Contudo, foi interrompida devido ao início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Mas antes, em 1934, a KLM tinha feito o seu primeiro voo transatlântico entre Amesterdã e Curaçao, nas Antilhas Holandesas, no Caribe.

Depois do conflito mundial, o aeroporto de Schiphol, em Amesterdã, onde estava sediada a KLM teve de ser totalmente reconstruído após o final da guerra, em 1945. O responsável pela reconstrução das instalações foi o fundador da KLM, Albert Plesman.

As ligações ao Extremo Oriente recomeçaram no Outono de 1945 e em Maio de 1946 a KLM foi a primeira companhia aérea europeia a retomar as rotas para os Estados Unidos.

Em Outubro de 1961 a KLM entrou na era dos aviões a jato, passando a contar com aparelhos Douglas DC-8.

Em 1991 passou a oferecer aos seus clientes o programa passageiro-frequente, o primeiro do género na Europa. Dois anos depois e pela primeira vez no seu historial a KLM transportou mais de um milhão de passageiros num único ano.

Em Dezembro de 1999 foi a primeira companhia do mundo a receber uma certificação de qualidade ISO 14001 pelo seu sistema de protecção ambiental. No final do século XX, tinha uma frota de quase cento e vinte aviões e com os seus parceiros comerciais fazia ligações a mais de quinhentas cidades.

Para o Brasil, a KLM opera um voo diário a partir de Amsterdã para São Paulo e também um voo diário para o Rio de Janeiro. Outras cidades brasileiras são servidas através de acordos (acordo code-share) com a Gol Transportes Aéreos. A partir de maio/18 a empresa abrirá seu terceiro destino no Brasil: Fortaleza, no Ceará. Serão oferecidos 3 voos semanais entre Amsterdã e a capital cearense. Entre o Brasil e os Países Baixos a KLM opera com o Boeing 777-300ER três vezes por semana e quatro vezes com o Boeing 777-200ER.


Fusão entre Air France com a KLM

A Air France adquiriu em 04 de Maio de 2011 o controle da KLM, criando a maior companhia aérea do mundo pelo critério das receitas 19,7 bilhões de euros por ano. Por 833 milhões (994,6 milhões de dólares), a francesa levou 89,22% do capital acionário da holandesa, ou 41,76 milhões de ações.


O lance consolida também a privatização da Air France. Pelo negócio, agora a Air France terá a seguinte composição acionária: 44,7% do Estado francês (antes era 54%), 10,5% de funcionários e 44,8% negociados em bolsa, dos quais 17,3% nas mãos de ex-acionistas da KLM.

Depois do anúncio, as ações da Air France tiveram alta de 2%, e da KLM, 3,3%. As duas companhias haviam divulgado a disposição de unir-se em setembro do ano anterior.

Este ano, a cia completa 100 anos, e continua sempre expandindo seus serviços sempre indo mais longe! 




Enviar um comentário

0 Comentários