Ultimas
A carregar...

Avião cai em prédio no Cazaquistão e deixa mortos e feridos


Na manha de hoje (27/12) um avião com 98 pessoas a bordo caiu pouco depois da decolagem no Cazaquistão deixando pelo menos 12 vitimas fatais e pelo menos 35 feridos (22 em estado critico), segundo autoridades em Almaty. 

O Fokker 100 da companhia aérea Bek Air caiu 17 minutos após a decolagem perdendo altitude e colidiu com um prédio de 02 andares logo após decolar do aeroporto de Almaty, no sul do país, a aeronave havia decolado por volta das 7:00 da manhã com destino a capital do pais (Nursultan). 

Pelo menos 12 mortes foram anunciadas até as 9:00 de Brasília. Oito pessoas, incluindo o piloto do avião, Marat Muratbaiev, morreram no momento do desastre, duas enquanto recebiam atendimento médico no aeroporto e duas no hospital.


De acordo com o ministério da Saúde, 53 vítimas estão hospitalizadas, incluindo nove crianças. Dentre essas, dezessete estão em condição de “extrema gravidade”.

Segundo relatos locais, a aeronave “colidiu com a cauda na pista duas vezes antes de decolar e se inclinou para a direita no momento em que o trem de pouso era recolhido”. De acordo com o canal estatal Khabar 24, o prédio atingido estava vazio.

A Bek Air é a primeira companhia aérea de baixo custo do Cazaquistão. O ministério da Indústria indica que a empresa tem uma frota de sete Fokker-10, um avião de médio alcance de fabricação holandesa.

As autoridades do país abriram uma investigação por “infração das regras de segurança e de exploração de um meio de transporte aéreo” e aterraram todas as aeronaves da empresa deste modelo até  a conclusão da investigação do acidente.

"Os responsáveis sofrerão punições severas de acordo com a lei", tuitou o presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev, expressando condolências às vítimas e suas famílias. COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Vale lembrar que em Março de 2016, outro Fokker-100 da Bek Air com 116 pessoas a bordo fez um pouso de emergência no aeroporto de Nursultan por um problema técnico. Nenhuma pessoa ficou ferida nesta ocasião.

Nossa equipe procurou a Bek Air para esclarecimentos, mas não conseguimos contato até a publicação desta matéria.

Enviar um comentário

0 Comentários