Aeronave deixa roda em solo durante a decolagem


Na ultima sexta feira (03/01) uma aeronave perdeu uma de suas rodas durante a decolagem no aeroporto Montreal-Trudeau que tinha como destino Bagotville, Apesar do susto, ninguém se feriu e os pilotos conseguiram retornar ao solo em segurança.

A aeronave em questão é o o bimotor turboélice De Havilland Dash 8-300 (C-FSOU) da companhia aérea canadense Jazz, a Jazz opera voos regionais para a Air Canada e o (C-FSOU) operava o voo AC8684 (Montreal - Saguenay Bagotville) e levava a bordo 49 passageiros e 3 tripulantes.

Um passageiro filmou tudo e ainda fez um postagem em sua rede social em um tom descontraído falando de como iniciou seu ano de 2020. 
“Estou em um avião que acabou de perder a roda. 2020 começou bem”, escreveu na legenda da publicação.

A aeronave estava acelerando na decolagem da pista 24L de Montreal no momento em que a roda interna do trem de pouso principal esquerdo começou a soltar uma grande quantidade de faíscas na região da fixação com o eixo até que, logo após a rotação, a roda se separou do eixo do trem de pouso e caiu de volta na pista.

A tripulação continuou o procedimento de decolagem até atingir 3000 pés e então permaneceu voando no entorno de Montreal por mais de 1 hora para alijar combustível, pondo a aeronave dentro do peso minimo para o pouso na condição fora do padrão em que se encontrava. A aeronave efetuou um pouso seguro na pista 24R cerca de 1:30h após a partida. 

Em contato com as Companhias, não conseguimos o contato com a Air Canada até o momento desta publicação, já a Jazz informou que está apurando os fatores que ocasionaram no incidente.

Publicar um comentário

0 Comentários