História do Aeroporto Francisco Sá Carneiro - PORTO


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro ( IATA : OPO , ICAO : LPPR ) ou simplesmente o Aeroporto do Porto (anteriormente Aeroporto de Pedras Rubras ) é um aeroporto internacional perto de Porto (Porto), Portugal . Está localizado a 11 km (6,8 milhas) a noroeste da Torre dos Clérigos, no centro do Porto, nos municípios da Maia , Matosinhos e Vila do Conde e é gerido pela ANA - Aeroportos de Portugal. O aeroporto é atualmente o segundo mais movimentado do país, com base nas operações de aeronaves; e o segundo mais movimentado em passageiros, com base nas estatísticas de tráfego da Aeroportos de Portugal, depois do Aeroporto de Lisboa e antes do Aeroporto de Faro . O aeroporto é a base da easyJet , Ryanair , TAP Air Portugal e sua subsidiária TAP Express .


O aeroporto é cercado pelos municípios de Matosinhos (ao sul e oeste) e Vila do Conde (ao norte) e Maia (ao leste). Abrange as paróquias de Santa Cruz do Bispo, Perafita e Lavra (em Matosinhos); Aveleda e Vilar do Pinheiro (Vila do Conde); e Vila Nova da Telha e Moreira (Maia).  Inclui uma área entre 72 metros (236 pés) no extremo sul e 43 metros (141 pés) no norte. A porção sul do aeroporto cruza a bacia hidrográfica do rio Leça, enquanto o norte é atravessado por efluentes do rio Onda.

O aeroporto do Porto foi inaugurado em 1945 e era inicialmente conhecido como Aeroporto de Pedras Rubras , com o nome da localidade em que o aeroporto está localizado: Pedras Rubras ("rochas vermelhas"). Ainda é conhecido por esse nome na região.


O terreno em que o aeroporto foi construído era originalmente agrícola, caracterizado por solos ricos que permitiam o cultivo de vários cereais.

Foi renomeada em 1990, após o ex-primeiro ministro português Francisco de Sá Carneiro , que morreu em um acidente de avião quando estava viajando para este aeroporto em 4 de dezembro de 1980. 

Juntamente com os aeroportos de Lisboa, Faro, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta, Flores, Madeira e Porto Santo, as concessões do aeroporto de apoio à aviação civil foram concedidas à ANA Aeroportos de Portugal em 18 de dezembro de 1998, nos termos do decreto 404/98. Com esta concessão, a ANA passou a ser responsável pelo planejamento, desenvolvimento e construção de infraestrutura futura. 


Um novo edifício do terminal, projetado pela empresa portuguesa ICQ, foi construído entre 2003 e 2006 e entrou em operação no último trimestre de 2006.

O Aeroporto do Porto atingiu pela primeira vez dez milhões de passageiros por ano em 6 de dezembro de 2017.


ACESSO

METRÔ
O aeroporto é servido pela linha E do metrô do Porto . A estação possui três plataformas e os trens deixam a plataforma de chegada e revertem para uma das plataformas de partida.

O serviço liga o aeroporto ao centro da cidade do Porto e por transferência na estação de Trindade para trens de alta velocidade na Campanhã e outros centros urbanos do Grande Porto: na estação de Verdes até Vila do Conde e Póvoa de Varzim (usando a linha B), Fonte do Estação Cuco para Maia (linha C), estação Senhora da Hora para Matosinhos (linha A) e estação Trindade para VNGaia (linha D) e para Rio Tinto / Fânzeres (linha F).

CARROS
O aeroporto Sá Carneiro é acessível pelas rodovias A41 e A28 , mas também pela rodovia EN13 (usando a via EN107). Essas estradas levam a áreas de desembarque e desembarque e a estacionamentos de curta e longa duração. Também pode ser alcançado pela auto- estrada A4 através da via de acesso VRI.

ÔNIBUS
Os ônibus da STCP também ligam o aeroporto e a cidade. Há também um ônibus que opera a noite toda do centro da cidade do Porto para o aeroporto. Também há um serviço de ônibus de / para Vigo ( Galiza / Espanha) duas vezes por dia durante a semana e uma vez por dia durante o fim de semana.

VAIEVÉM
O serviço de transporte GetBUS fornece conexões diretas de 50 min para as cidades de Braga e Guimarães. Os ingressos podem ser comprados com antecedência no site do ônibus.

COMPANHIAS QUE OPERAM

Aegean Airlines
Air Algerie
Air Canada Rouge
Air Europa
Air France
Air Transat
Montréal-Trudeau
Azores Airlines
Azul Linhas Aéreas Brasileiras
British Airways
Brussels Airlines
easyJet
easyJet Switzerland
Emirates
Eurowings
Evelop Airlines
Finnair
Helvetic Airways
Iberia
Menorca
KLM
Lufthansa
Luxair
Royal Air Maroc
Ryanair
Gran Canaria
Swiss
TAAG Angola Airlines
TAP Air Portugal
Tunisair
Transavia
Transavia France
Turkish Airlines
United Airlines
Volotea
Vueling
Wizz Air
Varsovia-Chopin

Publicar um comentário

0 Comentários