História da QATAR AIRWAYS


A Qatar Airways (القطرية) é a companhia aérea de bandeira do Catar. A Qatar Airways voa para 151 destinos desde a América do Norte, Europa, Médio Oriente, Oceania, África, Ásia e América do sul. 


A Companhia Aérea é uma das seis companhias a possuírem as prestigiantes cinco estrelas da Skytrax pelo seu excelente serviço. Em 2006 foi eleita como detentora da melhor tripulação do médio oriente e ainda a 4.º melhor companhia do mundo. Em 2007 a sua primeira classe foi eleita como a melhor do mundo. 



Em 2012, foi eleita pela segunda vez consecutiva como a melhor companhia aérea mundial. A Qatar possui características bastante inovadoras a bordo, sendo a primeira do mundo a ter televisão digital por satélite e também é patrocinadora oficial do Boca Juniors e da Roma.

A Qatar iniciou operações no Brasil, no dia 24 de Junho de 2010. A companhia voa diariamente entre Doha e São Paulo com o Boeing 777-200LR. A Qatar também voa para Lisboa, com vários voos por dia.


A Qatar Airways possui uma das frotas mais jovens e modernas frotas de aeronaves nos céus atualmente. Sua expansão fenomenal continua com a encomenda de mais de 200 aeronaves com custo total estimado em mais de US$ 30 bilhões.

A companhia aérea operará uma frota de 110 aeronaves até 2013 – quase o dobro da frota atual. Em 2007 a Qatar Airways encomendou 69 Airbus A350 e também 60 Boeing 787 e 32 Boeing 777. Também encomendou cinco dos Super Jumbo Double Deck da Airbus A380, a serem entregues em 2012. 


CRISE DIPLOMÁTICA

A Crise diplomática no Catar em 2017–2018 refere-se à ruptura iniciada no dia 5 de junho de 2017 entre esse país e diversas nações muçulmanas — entre as quais encontram-se a Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Maldivas e Iêmen, que anunciaram a suspensão das relações diplomáticas com o Catar, acusando o país de apoiar vários grupos terroristas na região, incluindo a Al Qaeda e o Daesh, e interferir com a política interna de seus países.

Todas as rotas da Qatar Airways para o oeste foram obrigadas a passar pelo espaço aéreo do Irã e da Turquia, de acordo com os sites Flight Radar e Flight Aware, que monitoram os voos em tempo real. A suspensão das relações diplomáticas de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein com o Catar fez com que o espaço aéreo destes países fosse fechado para voos vindos do reino. O único país que rompeu as suas relações com Doha, mas não fechou seu espaço aéreo para voos vindos do Catar é o Egito.


O voo entre São Paulo e Doha (Qatar) é o mais longo saindo do Brasil, demorando mais de 15 horas na volta. Operado pela Qatar Airways, ele teve a rota alterada em virtude da crise diplomática do Qatar com outros países do Oriente Médio e norte da África. Em linha reta, a maior distância entre duas cidades com voos saindo do Brasil é entre São Paulo e Dubai (Emirados Árabes Unidos), com 12.231 quilômetros. Até junho de 2017, era esse o voo mais longo saindo do Brasil.

FROTA


A Qatar possui hoje 228 aeronaves em operação, e mais de 230 pedidos que ainda estão por vir, entre eles 50 do novo B777-9X


Publicar um comentário

0 Comentários